Desenvolvimento Físico
* Começa
a andar, sobe e desce escadas, trepa os móveis, etc. – o equilíbrio é
inicialmente bastante instável, uma vez que os músculos das pernas não estão
ainda bem fortalecidos. Contudo, a partir dos 16 meses, o bebé já é capaz de
caminhar e de se manter de pé em segurança, com movimentos muito mais
controlados;
* Melhoria
da motricidade fina devido à prática – capacidade de segurar um objecto,
manipulá-lo, passá-lo de uma mão para a outra e largá-lo deliberadamente. Por
volta dos 20 meses, será capaz de transportar objectos na mão enquanto caminha;
Desenvolvimento Intelectual
* Maior
desenvolvimento da memória, através da repetição das actividades – permite-lhe
antecipar os acontecimentos e retomar uma actividade momentaneamente
interrompida, à qual dedica um maior tempo de concentração. Da mesma forma,
através da sua rotina diária, o bebé desenvolve um entendimento das sequências
de acontecimentos que constituem os seus dias e dos seus pais;
* Exibe
maior curiosidade: gosta de explorar o que o rodeia;
* Compreende
ordens simples, inicialmente acompanhadas de gestos e, a partir dos 15 meses,
sem necessidade de recorrer aos gestos;
* Embora
possa estar ainda limitada a uma palavra de cada vez, a linguagem do bebé
começa a adquirir tons de voz diferentes para transmitir significados
diferentes. Progressivamente, irá sendo capaz de combinar palavras soltas em
frases de 2 palavras;
* É
capaz de acompanhar pedidos simples, como por ex. "Dá-me a caneca";
* As
experiências físicas que vai fazendo ajudam a desenvolver as capacidades
cognitivas. Por exemplo, por volta dos 20 meses, sabe que um martelo de brincar
serve para bater e já o deve utilizar;
* Consegue
estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família;
* Entre
os 20 e os 24 meses é também capaz de brincar ao faz-de-conta (por ex., finge
que deita chá de um bule para uma chávena, põe açúcar e bebe - recorda uma
sequência de acontecimentos e faz de conta que os realiza como parte de um
jogo). A capacidade de fazer este tipo de jogos indica que está a começar a
compreender a diferença entre o que é real e o que não é;
Desenvolvimento
Social
* Aprecia
a interacção com adultos que lhe sejam familiares, imitando e copiando os
comportamentos que observa;
* Maior
autonomia: sente satisfação por estar independente dos pais quando inserida num
grupo de crianças, necessitando apenas de confirmar ocasionalmente a sua
presença e disponibilidade - esta necessidade aumenta em situações novas,
surgindo uma maior dependência quando é necessária uma nova adaptação;
* As
suas interacções com outras crianças são ainda limitadas: as suas brincadeiras
decorrem sobretudo em paralelo e não em interacção com elas;
* A
partir dos 20-24 meses, e à medida que começa a ter maior consciência de si
própria, física e psicologicamente, começa a alargar os seus sentimentos sobre
si própria aos outros - desenvolvimento da empatia (começa a ser capaz de pensar
sobre o que os outros sentem);
Desenvolvimento Emocional
* Grande
reactividade ao ambiente emocional em que vive: mesmo que não o compreenda,
apercebe-se dos estados emocionais de quem está próximo dele, sobretudo os
pais;
* Está
a aprender a confiar, pelo que necessita de saber que alguém cuida dela e vai de
encontro às suas necessidades;
* Desenvolve
o sentimento de posse relativamente às suas coisas, sendo difícil partilhá-las;
* Embora
esteja normalmente bem disposta, exibe por vezes alterações de humor
("birras");
* É
bastante sensível à aprovação/desaprovação dos adultos;
SINAIS DE ALERTA
* Adaptabilidade
excessiva, ou seja, passividade, retirada;
* Medos
excessivos;
* Comportamentos
executados de forma obsessiva: por exemplo, abanar a cabeça, chuchar no dedo;
* Falta
de interesse pelos objectos, jogos ou pelo ambiente que a rodeia;
* Comportamentos
rebeldes excessivos: alterações bruscas de humor;
* Comportamentos
incontroláveis, tais como morder ou bater;
* Sono:
dificuldade em adormecer sozinho; insónias.
Fonte: http://sonhoscompanhia.blogspot.com.br/2008/01/desenvolvimento-da-criana-de-1-2-anos.html
0 comentários :
Postar um comentário