Objetivo(s)
* Conhecer
e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo
* Comunicar,
através do movimento, emoções e estados afetivos
Conteúdo(s)
* Expressividade
/ Dança
Ano(s)
Creche
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
* Pedaços
de tecido leve (quadrados de 50x50 cm)
* Aparelho
de som
Espaço
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala
antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é
muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas
vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres,
pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se
e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra
que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu
pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma
linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é
importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e
atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades
expressivas do próprio corpo.
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas
confortáveis!
Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa
Virou (Palavra Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande
roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos
devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se
toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais
rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo:
* O
meio da roda é uma piscina!
*
O meio da roda é uma grande gelatina!
* O
meio da roda é um tapete de grama!
2ª etapa
Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de
som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se
movimentar, porém sem excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD
Circense).
Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é
muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar
numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das
mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a
lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca
percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que
percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do
alto com suas asas enormes e bem abertas...
3ª etapa
Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para
cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem
agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços
de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem
pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às
crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música:
Peixinhos do Mar (Milton Nascimento, CD Sentinela).
4ª etapa
Sempre ao som de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra
Cantada, CD Canções de Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram:
peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte
diferente do corpo:
* com
a cabeça
*
com a barriga
*
com o braço
*
com o cotovelo
*
com os pés
*
com as costas
*
com o bumbum
* com
as palmas das mãos etc.
5ª etapa
Para terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço
(Egberto Gismonti, CD Circense).
Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão
ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e
partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com
suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças,
que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.
Avaliação
O recém-publicado documento Orientações Curriculares Expectativas de
Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil da Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo observa que a avaliação que mais deve
interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que
compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o
professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem
dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram
mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e
outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas
atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de
experiências do Movimento para as crianças.
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/e-dancando-que-gente-aprende
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